22 outubro 2010

COMEMORANDO 10 ANOS (3)

Aqui o final da reportagem do Cláudio sobre o festivo fim de semana de comemorações dos 10 anos da Confraria. Aguarda-se outras contribuições.


3. Sobremesa


Às 21h da agradável noite de sábado, os confrades engalanados tomam assento ao redor de 2 mesas do Leopoldina Restaurante, no Hotel Vila Europa, para o solene jantar dos 10 anos. O ambiente está à altura do acontecimento. As mesas estão corretamente decoradas, com pequenos arranjos florais e velas, taças e talheres adequados, guardanapos de pano, cadeiras de espaldar alto e descanso para os braços, luz-ambiente suave, piano tocando maviosamente. Perfeito. O salão está quase cheio e todos os comensais serenamente conversando, em tom urbano (bem diferente do ruidoso Casacurta de ontem), o que inibe, também, eventuais alaridos da nossa parte...

O serviço está de acordo com a classe geral do lugar. E a cozinha, também. O cardápio, previamente eleito pela Comissão Organizadora, começa com uma Salada de Frutos do Mar, correta. Seguiu o Filé Recheado com Camembert, Molho de Funghi e Batata Gratinada. Faz sucesso. E, como sobremesa, Tartelete de Amêndoas. Deliciosa. Para acompanhar, a maioria optou pela fórmula da casa: vinhos da linha Reserva, da Miolo, à vontade, a preço fixo. Excelente relação custo/benefício.





Neste clima o jantar se estende, sem pressa. Atendendo nossos insistentes pedidos, o Sommelier do Hotel, de nome Antônio, concorda em nos mostrar a legendária adega do estabelecimento, seguramente uma das mais bem fornidas de todo o Estado. Em ambiente absolutamente controlado são estocados mais de 1.000 rótulos, do mundo todo. Abriga algumas preciosidades, como um Cheval Blanc (avaliado em R$ 7.000,00) e um Château d’Iquem. Somente para os nossos olhos...

Encerrada a visita à Adega, nos dirigimos ao terraço, no 6º andar. Alguns para fumar, outros para tirar fotos pretensamente sensuais. Aí, sim, o comportamento contido ostentado durante o jantar deu lugar a uma algazarra generalizada. Tudo liberado!

Com o início do horário de verão, quando nos recolhemos aos aposentos já passava longe das 2h.

O domingo começou devagar, como esperado. Alguns quase perderam o horário do café. Depois, só sobrou tempo para fazer o check-out, tirar fotos e embarcar. No início da tarde todos estamos de volta ao lar. Mas, como foi dito pelo Mário no início da viagem, este fim de semana ficará gravado em nossas memórias. Reforçamos, não apenas nosso interesse comum pela gastronomia, mas, sobretudo, os laços afetivos.
   Foto: César

(Para ampliar as imagens, clique nas fotos)

Fotos: Cláudio

2 comentários:

Anônimo disse...

Diz nosso outro Mário ( o Quintana):
"A amizade é um amor que nunca morre."
Lindo nosso grupo, nossos interesses comuns, nosso estar juntos.
Beijo a todos
Rosane

(e também especialmente lindo nosso blogueiro, heim!?!?)

Anônimo disse...

Então...agora vi o blog com as características de antes só que com o fundo mais escuro. Achei que continua muito bom e por mim está aprovado.Ontem estava diferente, não sei porquê.Espero que os que não foram possam curtir o passeio pelo blog!
Bjo
Marilce