A Confraria AMIGOS DA PANELA nasceu em 17 de Outubro de 2000, em Novo Hamburgo (RS), pela vontade de um grupo de amigos que gosta de se encontrar em volta do forno & fogão. Compartilhar o gosto por preparar e degustar uma boa comida é uma de suas paixões. Acompanhada de um bom vinho e charla interessante, naturalmente. Saúde!
22 dezembro 2006
18 dezembro 2006
Outra Receita Natalina
BISCOITO DE NATAL
(“MEHL TOSS”)
Ingredientes: 6 ovos (só 4 claras), 2 xícaras de açúcar, ½ xícara de leite com 2 colheres (sopa) de sal amoníaco, ½ xícara de gordura (banha ou gordura vegetal), 1 colher de nata, farinha.
Preparo: Bater os ovos com o açúcar, incorporar o leite, a gordura fundida e a nata. Misturar bem. Juntar a farinha aos poucos, até obter uma massa consistente e lisa. Abrir a massa com o rolo até a espessura de 2mm e cortar com forminhas próprias. Levar ao forno pré-aquecido (180-200 graus) em forma enfarinhada até os biscoitos ficarem corados.
Enfeite: Fazer um creme glacê com as 2 claras reservadas e açúcar confeiteiro. Pincelar uma fina camada de glacê sobre cada biscoito e semear açúcar colorido.
(Esta é, certamente, a receita mais tradicional de biscoitos natalinos. Fácil de fazer!)
15 dezembro 2006
Mais Receita de Natal
BISCOITOS DE MEL (“NECHA FINGRE”)
Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras de mel, 1 xícara de açúcar, ¾ de xícara de gordura (vegetal ou banha), 1 colher de nata, 1 colher de canela moída, 1 colher de cravo moído, 1 limão (suco e raspas da casca), 2 colheres (sopa) de sal amoníaco dissolvido em 1 xícara de leite, 3 colheres de açúcar de baunilha, ½ colher de noz moscada, farinha.
Preparo: Misturar bem todos os ingredientes, exceto a farinha. Juntar a farinha aos poucos, sovar bem, até obter uma massa consistente e lisa. Rolar uma pequena porção da massa sobre uma superfície de pedra, formando cilindros da grossura de um dedo polegar. Cortar o cilindro em pedaços de 3cm a 5 cm. Levar ao forno pré-aquecido (180/200 graus) em forma enfarinhada, até ficarem levemente corados.
Decoração: Prepare uma calda fina com açúcar e água. Passe os biscoitos pela calda em ponto de fervura e role-os em seguida em açúcar cristal misturado com canela moída.
(Dependendo da grossura e do comprimento dos biscoitos, podem ser denominados também de “Confirmande Spätzche”...)
14 dezembro 2006
Biscoitos de Natal
CROCANTES DE CANELA E AMÊNDOAS
Ingredientes: 3 ovos, 250g de açúcar, 3 colherinhas de canela em pó, 1 pitada de cravo da índia em pó, raspas de 1 limão, 100g de amêndoas moídas, 150g de amêndoas sem pele e partidas em dois, 2 colherinhas de fermento químico, farinha (aprox. 250g).
Preparo: Bater 2 ovos com o açúcar, juntar a canela, o cravo, as raspas de limão e as amêndoas moídas, misturando bem. Incorporar aos poucos a farinha e o fermento, até obter uma massa lisa. Abrir a massa com o rolo, pincelar com 1 ovo batido, cortar em retângulos de 3cm X 5cm. Colocar sobre cada retângulo 2 ou 3 metades de amêndoa, apertando levemente. Arrumar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido em 180 graus C. até ficarem levemente dourados (cerca de 12 min.)
(Para tirar a pele das amêndoas, basta deixá-las por alguns minutos em água fervente.)
07 dezembro 2006
Kartódromo
04 dezembro 2006
Sobremesa
CREME DELÍCIA (CRÈME DÉLICE)
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 4 gemas, 1 colher de manteiga, 1 lata de creme de leite, 200ml de leite de côco, 6 morangos, raspas de chocolate.
Preparo: Leve ao fogo o leite condensado, as gemas e a manteiga. Mexa até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e junte o creme de leite (com o soro) e o leite de côco. Reparta em formas individuais e leve para gelar. Ao servir, decore com as raspas de chocolate e os morangos. (6 porções)
03 dezembro 2006
Prato Principal
Luiz Antônio e Caco, no Lar Santa Clara, aguardando o Prato Principal:
WIENER ROSTBRATEN
Ingredientes: 800g de Entrecôt (chuleta desossada) – ou vazio da costela, ou matambre - 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 1 talo de aipo, 2 tomates, 1 copo de vinho branco, ½ colher de caldo de carne em pó, 1 colher de alcaparras, 200g de cogumelos frescos, raspas de limão, manteiga, sal, pimenta, farinha.
Preparo: 1. Corte a carne em bifes da espessura do dedo, polvilhe um pouco de farinha sobre eles. 2. Aqueça um pouco de manteiga numa panela de fundo grosso, grelhando os bifes e temperando com sal e pimenta. Reserve. 3. Na mesma panela refogue ligeiramente a cebola e o alho, picados grosseiramente. 4. Junte o vinho, 4 copos de água, o caldo de carne, a cenoura em cubos, o tomate e o aipo picados e a carne reservada. 5. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando até amaciar a carne. 6. Retirar a carne e coar o caldo. Retorne a carne e o caldo à panela. 7. Refogue à parte os cogumelos fatiados, em manteiga. Junte-os à panela, com as raspas de limão e as alcaparras. Aqueça bem e sirva. (4 porções)
Acompanhamento: batata a vapor, massa, spätzle.
02 dezembro 2006
Trabalho Comunitário
Almoço para os residentes e staff do Lar Santa Clara aconteceu neste sábado, conforme programado, envolvendo grande parcela dos confrades. O Cardápio foi preparado na cozinha do espaço Personal Gourmet por Luís Alexandre e Cláudio, auxiliados por Gabriel e Rosane. (Os D'Avilas, mais uma vez, tiveram imprevistos na agenda e não puderam participar e, apesar dos pungentes apelos do Flávio, nenhum outro confrade pode substituí-lo. Tant Pis...)
A partir das 11h o Lar foi "tomado" pelos Amigos da Panela: Anelise (+ Bianca e Marcelo), Ângela S. (+ Alexandre), Marilce, Luiz Antônio, Aninha (+ Da. Eva) e Caco. Na ampla sala de jantar, primorosamente decorada com motivos natalinos, cantamos com a ajuda da amiga Vera Fischer, ao violão. Depois rezamos, distribuímos pequenos mimos e servimos o almoço, dentro do mais puro clima de confraternização. O menu, cuidadosamente planejado, consistindo de Carpaccio de Beterraba, Wiener Rostbraten e Creme Delícia, agradou.
Na segunda mesada compareceu o staff da casa e os confrades (exceto as irmãs Weissheimer).
Assim o tempo fluiu, alegremente. Nos despedimos do Lar pelas 14h (quando a maioria dos residentes já estava curtindo a "siesta"), muito mais felizes do que quando chegamos.