18 dezembro 2006

Outra Receita Natalina


BISCOITO DE NATAL
(“MEHL TOSS”)


Ingredientes: 6 ovos (só 4 claras), 2 xícaras de açúcar, ½ xícara de leite com 2 colheres (sopa) de sal amoníaco, ½ xícara de gordura (banha ou gordura vegetal), 1 colher de nata, farinha.

Preparo: Bater os ovos com o açúcar, incorporar o leite, a gordura fundida e a nata. Misturar bem. Juntar a farinha aos poucos, até obter uma massa consistente e lisa. Abrir a massa com o rolo até a espessura de 2mm e cortar com forminhas próprias. Levar ao forno pré-aquecido (180-200 graus) em forma enfarinhada até os biscoitos ficarem corados.

Enfeite: Fazer um creme glacê com as 2 claras reservadas e açúcar confeiteiro. Pincelar uma fina camada de glacê sobre cada biscoito e semear açúcar colorido.

(Esta é, certamente, a receita mais tradicional de biscoitos natalinos. Fácil de fazer!)

15 dezembro 2006

Mais Receita de Natal



BISCOITOS DE MEL (“NECHA FINGRE”)


Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras de mel, 1 xícara de açúcar, ¾ de xícara de gordura (vegetal ou banha), 1 colher de nata, 1 colher de canela moída, 1 colher de cravo moído, 1 limão (suco e raspas da casca), 2 colheres (sopa) de sal amoníaco dissolvido em 1 xícara de leite, 3 colheres de açúcar de baunilha, ½ colher de noz moscada, farinha.

Preparo: Misturar bem todos os ingredientes, exceto a farinha. Juntar a farinha aos poucos, sovar bem, até obter uma massa consistente e lisa. Rolar uma pequena porção da massa sobre uma superfície de pedra, formando cilindros da grossura de um dedo polegar. Cortar o cilindro em pedaços de 3cm a 5 cm. Levar ao forno pré-aquecido (180/200 graus) em forma enfarinhada, até ficarem levemente corados.

Decoração: Prepare uma calda fina com açúcar e água. Passe os biscoitos pela calda em ponto de fervura e role-os em seguida em açúcar cristal misturado com canela moída.

(Dependendo da grossura e do comprimento dos biscoitos, podem ser denominados também de “Confirmande Spätzche”...)

14 dezembro 2006

Biscoitos de Natal




CROCANTES DE CANELA E AMÊNDOAS

Ingredientes: 3 ovos, 250g de açúcar, 3 colherinhas de canela em pó, 1 pitada de cravo da índia em pó, raspas de 1 limão, 100g de amêndoas moídas, 150g de amêndoas sem pele e partidas em dois, 2 colherinhas de fermento químico, farinha (aprox. 250g).

Preparo: Bater 2 ovos com o açúcar, juntar a canela, o cravo, as raspas de limão e as amêndoas moídas, misturando bem. Incorporar aos poucos a farinha e o fermento, até obter uma massa lisa. Abrir a massa com o rolo, pincelar com 1 ovo batido, cortar em retângulos de 3cm X 5cm. Colocar sobre cada retângulo 2 ou 3 metades de amêndoa, apertando levemente. Arrumar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido em 180 graus C. até ficarem levemente dourados (cerca de 12 min.)

(Para tirar a pele das amêndoas, basta deixá-las por alguns minutos em água fervente.)

07 dezembro 2006

Kartódromo

Luiz Antônio agitou os confrades para um programa diferente, ontem à noite. Levou um grupo considerável para dirigir kart em Tarumã. Esperamos as fotos e comentários para breve.

04 dezembro 2006

Sobremesa

Rosane e Marilce fazem pose de contentes na lavação de louça, mesmo não tendo provado a sobremesa (porque uma das comensais repetiu "só" 4 vezes...) Mas, a receita está aí, para fazer em casa:

CREME DELÍCIA (CRÈME DÉLICE)

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 4 gemas, 1 colher de manteiga, 1 lata de creme de leite, 200ml de leite de côco, 6 morangos, raspas de chocolate.
Preparo: Leve ao fogo o leite condensado, as gemas e a manteiga. Mexa até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e junte o creme de leite (com o soro) e o leite de côco. Reparta em formas individuais e leve para gelar. Ao servir, decore com as raspas de chocolate e os morangos. (6 porções)


03 dezembro 2006

Prato Principal


Luiz Antônio e Caco, no Lar Santa Clara, aguardando o Prato Principal:


WIENER ROSTBRATEN



Ingredientes: 800g de Entrecôt (chuleta desossada) – ou vazio da costela, ou matambre - 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 1 talo de aipo, 2 tomates, 1 copo de vinho branco, ½ colher de caldo de carne em pó, 1 colher de alcaparras, 200g de cogumelos frescos, raspas de limão, manteiga, sal, pimenta, farinha.

Preparo: 1. Corte a carne em bifes da espessura do dedo, polvilhe um pouco de farinha sobre eles. 2. Aqueça um pouco de manteiga numa panela de fundo grosso, grelhando os bifes e temperando com sal e pimenta. Reserve. 3. Na mesma panela refogue ligeiramente a cebola e o alho, picados grosseiramente. 4. Junte o vinho, 4 copos de água, o caldo de carne, a cenoura em cubos, o tomate e o aipo picados e a carne reservada. 5. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando até amaciar a carne. 6. Retirar a carne e coar o caldo. Retorne a carne e o caldo à panela. 7. Refogue à parte os cogumelos fatiados, em manteiga. Junte-os à panela, com as raspas de limão e as alcaparras. Aqueça bem e sirva. (4 porções)

Acompanhamento: batata a vapor, massa, spätzle.

02 dezembro 2006

Trabalho Comunitário



Almoço para os residentes e staff do Lar Santa Clara aconteceu neste sábado, conforme programado, envolvendo grande parcela dos confrades. O Cardápio foi preparado na cozinha do espaço Personal Gourmet por Luís Alexandre e Cláudio, auxiliados por Gabriel e Rosane. (Os D'Avilas, mais uma vez, tiveram imprevistos na agenda e não puderam participar e, apesar dos pungentes apelos do Flávio, nenhum outro confrade pode substituí-lo. Tant Pis...)

A partir das 11h o Lar foi "tomado" pelos Amigos da Panela: Anelise (+ Bianca e Marcelo), Ângela S. (+ Alexandre), Marilce, Luiz Antônio, Aninha (+ Da. Eva) e Caco. Na ampla sala de jantar, primorosamente decorada com motivos natalinos, cantamos com a ajuda da amiga Vera Fischer, ao violão. Depois rezamos, distribuímos pequenos mimos e servimos o almoço, dentro do mais puro clima de confraternização. O menu, cuidadosamente planejado, consistindo de Carpaccio de Beterraba, Wiener Rostbraten e Creme Delícia, agradou.
Na segunda mesada compareceu o staff da casa e os confrades (exceto as irmãs Weissheimer).

Assim o tempo fluiu, alegremente. Nos despedimos do Lar pelas 14h (quando a maioria dos residentes já estava curtindo a "siesta"), muito mais felizes do que quando chegamos.