13 agosto 2012

Jantar do Reencontro - MENU

Entrada:




CREME DE MANDIOQUINHA

Ingredientes: 800g de mandioquinha (batata baroa), 1 litro de caldo de galinha, 3 colheres de azeite, 2 dentes de alho, 1 cebola picada, 1 caixinha de creme de leite, sal.

Preparo: descascar a mandioquinha e cortar em pedaços. Dourar a cebola e o alho no azeite, juntar a mandioquinha e refogar um pouco. Acrescentar o caldo de galinha e cozinhar até a mandioquinha ficar macia. Passar o cozido pelo liquidificador, voltar à panela, juntar o creme de leite e aquecer bem, mexendo sempre. Servir em seguida. (8 porções)


Prato Principal:




CORDEIRO AL MALBEC

Ingredientes: 1 pernil de cordeiro desossado, sal grosso, pimenta do reino moída, 1/3 de xícara de alecrim, 2 xícaras de salsa lisa bem picada, ¼ de xícara de raspas de limão, 8 dentes de alho picado, 1 cabeça de alho com casca cortada horizontalmente ao meio, azeite de oliva, 3 cenouras cortadas em quatro, 3 alhos-poró sem as folhas e cortados ao comprido em quatro, 2 cebolas cortadas em quatro, 2 talos de aipo sem as folhas cortados em quatro, 2 colheres de pimenta do reino em grãos, 2 folhas de louro, 2 garrafas de vinho Malbec.

Preparo: Limpar o pernil retirando as cartilagens e excesso de gordura, abri-lo e temperar com sal e pimenta moída. Numa tigela colocar o alecrim picado, a salsa, o limão, o alho picado e ¼ de xícara de azeite, misturando bem. Distribuir o preparado pela superfície do cordeiro. Enrolar o pernil e amarrar com barbante. Aquecer 2 colheres de azeite numa frigideira em fogo médio/alto. Com cuidado dourar o cordeiro em todos os lados por aproximadamente 15 min. Reservar. Aquecer 2 colheres de azeite numa panela, juntar os vegetais e doura-los por 10 minutos. Juntar o pernil, a cabeça de alho, a pimenta em grãos, o louro e o vinho. O líquido deve cobrir completamente a carne (se necessário, adicionar água). Deixar ferver, retirando a espuma que se forma. Depois, reduzir o fogo ao mínimo e cozinhar sem tampa até que o cordeiro fique macio, quase desmanchando (pode levar até 7 horas!) Retirar o pernil e passar o líquido por uma peneira fina, espremendo as verduras. Voltar o caldo coado e o cordeiro à panela, fervendo em fogo lento para reduzir o molho, retirando a gordura sobrenadante. Cortar o cordeiro em cubos e servir acompanhado de purê de batatas, com rúcula e amêndoas.


Sobremesa:



 CREPE DE CHOCOLATE

Ingredientes:  Massa: 1 xícara de leite, ¾ de xícara de farinha de trigo, 1 colher de chocolate em pó, 1 colher de manteiga, 1 ovo, óleo para untar. Recheio: 300g de chocolate meio amargo, 400g de creme de leite, 2 bandejas de morangos. Folhas de hortelã, raspas de chocolate, calda de chocolate e morangos inteiros para decorar.


Preparo:  Bater os ingredientes da massa no liquidificador. Aquecer uma frigideira antiaderente untada e espalhar um pouco da massa. Fritar até começar a soltar as bordas. Virar o crepe e fritar do outro lado. Repetir a operação até terminar a massa. Reservar.
Derreter em banho-maria o chocolate e o creme de leite. Deixar esfriar, misturar os morangos picados (reservar 8 para decoração). Rechear os crepes com a mistura de chocolate, dobrando duas vezes. Servir, decorando com folhas de hortelã, morando, calda e raspas de chocolate. 





Receitas: Brums, Ilda, Luís
Fotos: Cláudio   




11 agosto 2012

Festiva do Reencontro



Após alguns adiamentos, ontem à noite foi inaugurado oficialmente o Salão de Festas da maison Brum. A demora valeu a pena, pois o espaço está simplesmente perfeito!


Todos os detalhes foram bem planejados e melhor executados. A decoração moderna faz bela companhia a objetos garimpados em antiquários, resultando num ambiente acolhedor e confortável. E tem o tamanho exato da Confraria...


A cozinha é a materialização dos sonhos de todo cozinheiro: além dos melhores equipamentos o must é o fogão à lenha hi-tech, igual ao usado pelo Olivier Anquier na televisão, construído pela Victorello.Um show à parte, comandado pelo orgulhoso (com justa razão) Ronaldo.

E o jantar! Uma sucessão de delícias, algumas inspiradas em recente viagem dos anfitriões a Mendoza, com visita ao festejado 1884 Francis Mallmann. A execução dos pratos por Ângela, Ronaldo, Ilda e Luís foi sublime. (As receitas e fotos aparecerão brevemente.)


Ficou evidente que os Confrades se sentiram "em casa" e saíram maravilhados deste encontro, com a nítida sensação de que é um privilégio fazer parte desta Confraria.




07 agosto 2012

Sexta nos vemos!

Após as "férias de inverno" a Confraria retoma seus encontros regulares. Será nesta próxima sexta, dia 10, chez Brums. Pelos preparativos, a festa promete!